Monografia da faculdade o que é? Essa uma pergunta comum especialmente para os alunos de uma faculdade ou universidade que estão entrando nas véspera de sua formatura. Esse artigo irá ajudar você a entender algumas perguntas simples porém muito importantes no quesito MONOGRAFIA.

O que é uma monografia da faculdade
O que é uma monografia da faculdade

 

Monografia da faculdade o que é?

Como vimos na introdução desse artigo é comum jovens e adultos estudantes que estão perto de formatura se questionarem sobre o que é monografia e para qual seu real objetivo. Também surgem perguntas como:

  • para que serve uma monografia?
  • qual o formato ideal de uma monografia acadêmica?
  • preciso mesmo fazer uma monografia?
  • quem ganha quando eu faço monografia?
  • vai ser útil no futuro essa monografia?
  • é fácil fazer uma monografia?
  • existe algum modelo específico para ser seguido?
  • posso pedir alguém ou um especialista para fazer?

Como você pode ter percebido são 8 questões importantes e que tem respostas certas para cada uma delas.

Para que serve uma monografia da faculdade?

Monografia da faculdade trata-se de um trabalho com finalidades “científicas”, numa acepção lata do termo. Ou seja, a exposição de um problema qualquer com relevância para o estudo ou aplicação prática na vida cotidiana (ou até para especulação “filosófica” ou deleite literário), com algumas regras indispensáveis ligadas ao formato e à elaboração desse tipo de trabalho.

Em primeiro lugar, o trabalho deve enfocar uma descrição a mais acurada possível do problema, ou objeto, escolhido. A descrição deve ser clara, o mais possível exaustiva ou completa (sem ser redundante), seguida de uma discussão desse problema, para fins de conclusões baseadas numa certa racionalidade lógica, isto é: expusemos isto, discutimos suas implicações e chegamos a estas conclusões.

Qual o formato ideal de uma monografia acadêmica?

Como deve ser organizada uma monografia acadêmica para atender aos requisitos do gênero? Muito simples, ela deve pautar-se pela conhecida fórmula IMAC: Introdução; Metodologia; Apresentação (ou Análise) do Problema; Conclusões. A rigor, ela conterá também a bibliografia, que é de rigor em qualquer trabalho acadêmico, mas isto é um suposto básico de qualquer trabalho do gênero.

Monografia da faculdade: o que é? 1

O que fazer da sua monografia da faculdade?

Bem, você chegou ao termo de um extenuante processo de pesquisa, garimpo de dados, compilação de argumentos de outros autores, redação cansativa de um texto que precisa ser constantemente revisto e o realinhamento de parágrafos e aguarda ansiosamente a defesa da monografia e a proclamação do brilhante resultado: aprovado.

Pois tenha isto bem presente, no momento mesmo em que for escolher um tema para
trabalhar: ele vai ser um irmão maior, às vezes menor, e muito chato, por um longo tempo
mais até do que você pensa, se alimentar essa ideia que a monografia é apenas uma obrigação “chata” e que é preciso deixar para trás o quanto antes.

Uma monografia pode ser uma importante alavanca no seu futuro profissional e até mesmo lhe garantir um emprego bem pago. Assim, ponha a mão na consciência e diga a si mesmo: eu quero fazer um trabalho que discuta um problema relevante, com argumentos originais (não precisam ser todos seus, mas dê o crédito, por favor), e apresenta resultados derivados diretamente da discussão efetuada, eventualmente com a apresentação de “soluções”, ou sugestões, que encantarão os seus leitores (e futuros empregadores).

Dessa monografia poderá resultar um livro ou mais publicações (artigos em revistas, por exemplo), embora quem sabe isso possa até ser um exagero da nossa parte, mas quem sabe venha a ser uma realidade, enfim, nunca é demais sonhar e, sobretudo, trabalhar ativamente para que isso se realize. Por isso, trabalhe bastante suas conclusões e aqui, sim, você poderá ser um pouco redundante: elas poderão aparecer já na parte final da discussão (ou Apresentação e Análise), nas conclusões, propriamente, e na Introdução do trabalho, quando não, de forma obviamente ultra-resumida, no resumo inicial (abstract).

O que é uma monografia da faculdade
É individual; Deve seguir as regras da ABNT; Sua estrutura assemelha-se à das dissertações e teses; É composta essencialmente de: Capa, folha de rosto, resumo, sumário, texto e referencias; O seu tema deve estar relacionado ao curso; E deve ter supervisão de um orientador;

Preciso mesmo fazer uma monografiaVai ser útil no futuro essa monografia?

Sim é importante você fazer sua monografia ou TCC. Você precisa fazer até mesmo para fins profissionais. Quem sabe no futuro sua tese poder ser usada, afinal como dissemos antes, sonhar não custa nada, e outra, ao fazer sua monografia você está realmente apto e com certeza aprovado no seu certificado universitário. Lembrando que sua monografia deve estar dentro das  normas e regras ABNT 2018

Algumas universidades e faculdades gostam até mesmo de ter em seus arquivos digitais monografias quase que perfeitas, para servirem de exemplo até mesmo para outros alunos.

E fácil fazer uma monografia? Existe algum modelo específico para ser seguido?

elaboração de uma monografia não é algo que os alunos não estão acostumados a fazer durante o ano letivo pois ela é muito mais do que mais um trabalho de faculdade.

A monografia tem um caráter de pesquisa científica, que aborda determinado tema de maneira bem mais ampla do que estamos acostumados. Além disso, ela deve seguir uma série de normas específicas. Bom respondendo de forma mais direta, fazer uma monografia não é fácil, mas também não é um bicho de sete cabeça.

Existem sim modelos de trabalho 2017 e modelos de trabalho 2018 para monografia ou TCC que estão exatamente de acordo com as Regras da ABNT 2018. As normas da ABNT 2018 são sempre usadas nesses tipos de trabalho. Os links nesse parágrafo mostram isso claramente, basta você clicar e ver as normas.

Posso pedir alguém ou um especialista para fazer?

Sim!  Você pode pedir para alguém fazer sua monografia da faculdade ou TCC sem problemas. Mas é muito importante que você ao buscar esse tipo de profissional tenha certeza que ele é realmente bom no assunto. Também existe empresas especializadas em fazer monografia da faculdade, e da mesma forma procure sempre saber se são pessoal realmente profissionais.

Vamos concluir que esse extenso artigo mostrou a importância de fazer a sua monografia da faculdade, e desejamos que você tenha sucesso em sua jornada profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.