O Modelo Relatório de estágio para faculdade 2019 com estrutura é simplesmente uma análise feita das atividades que foram desenvolvidas ao longo do estágio que você fez. Esse artigo irá elaborar esse documento de forma correta e ainda o ajudará a conferir seguindo modelos prontos.

O Modelo Relatório de estágio para faculdade também é o documento que relata formalmente os resultados ou processos obtidos em investigação de pesquisa e desenvolvimento ou que descreve a situação prática ou de observação de uma questão técnica ou científica. Para você não cair em confusão, estaremos enfatizando nesse artigo em específico o Relatório de estágio para faculdade como deve ser sua estrutura e alguns modelos para você se inspirar e fazer o seu. Vamos então dar início?

Modelo Relatório de estágio para faculdade 2019
Modelo Relatório de estágio para faculdade 2019

Modelo Relatório de estágio para faculdade 2019

Fato que ser estudante não é uma tarefa fácil tão pouco pode-se dizer que é uma vida agradável, especialmente estudantes universitários que passam mais tempo ainda em frente aos livros. Ainda tem o cuidado de fazer diversos trabalhos acadêmicos que exigem mais pesquisas, consultas, modelos, e muita elaboração para apresentar um trabalho de conclusão de curso, conhecido como TCC e no caso nosso agora desse artigo, Você poderá ver alguns modelos de Relatório de estágio para faculdade 2019, que também, pode ser conhecido por você como RFE.

É importante você entender que o modelo 2019 do Relatório de estágio para Faculdade, não é exatamente um TCC. Nesse caso o relatório consiste em um tipo de mistura entre o relatório convencional juntamente com o estudo de caso.

Não se engane, o seu relatório para faculdade deve seguir algumas regras como: estrutura básica, tema, problemas, soluções e os objetivos que devem ser delimitados corretamente. Então como deve ser esse Relatório de estágio para faculdade? Vamos ver no próximo subtítulo.

Relatório de estágio para faculdade 2019 supervisionado, deve ser feito?

O primeiro passo que o estudante deve seguir ao elaborar seu relatório de estágio supervisionado é colocar uma descrição objetiva das atividades desenvolvidas. Colocar uma análise crítica a respeito dos fatos observados é importante, portanto, não esqueça desses dois itens na hora de elaborar seu relatório de estágio supervisionado 2019.

Não fale somente da experiência adquirida, mas encontre maneiras de mostrar como os conhecimentos obtidos por você na faculdade contribuíram para seu estágio ser bem feito. Colocar conclusões e algumas recomendações na hora da elaboração do texto é interessante de deixa seu relatório ainda mais bonito e elaborado.

Modelo Relatório de estágio para faculdade 2019
Modelo Relatório de estágio para faculdade 2019

Lembre-se que por ser um relatório de Estágio para Faculdade 2019, é mais que importante você seguir os padrões recomentados pelas Regras ABNT 2019. Por seguir essas regras, seu relatório mostrará que o conteúdo é estruturado com elementos pré-textuais e pós-textuais.

Estrutura do modelo Relatório de estágio para Faculdade 2019

Agora vamos começar a seguir os passos para não haver erros quando elaborar seu relatório de estágio. Então vamos na sequência da estrutura abaixo, que seguirá por: Elementos Pré-textuais, Elementos textuais e Elementos Pós-textuais. Veja cada uma delas:

Elementos Pré-textuais

Os elementos pré-textuais são todos os elementos que antecedem a introdução que no caso incluem: Capa, Folha de Rosto, Folha de Aprovação e Sumário.

Você pode acrescentar itens como: Agradecimentos, dedicatória, epígrafe e listas compostas por gráficos, tabelas ou figuras.

Elementos Textuais

O relatório de estágio curricular obrigatório em sua parte textual, deve ser dividido em quatro partes:

  • Primeiro vem a introdução onde o aluno precisa falar, ou mencionar sobre a importância do estágio como um todo. Situar no tempo e no espaço daí, definir um problema e expor os objetivos.
  • Segundo deve consistir na apresentação do objetivo de estudo
  • Terceiro é o relatório descritivo
  • Quarto e ultima parte é fazer uma conclusão elaborada. (Cuidados com erros de português).

Elementos Pós-Textuais

Essa é a parte fácil, pois tudo que aparece no seu relatório de estágio 2019 após a conclusão é classificado como elemento pós-textual. Assim sendo, nessa parte do seu trabalho, ou relatório, não pode faltar as referências bibliográficas e os anexos.

Um detalhe muito importante é que se você usou alguma obra de outros autores para escrever seu relatório, lá na parte de referências que você deverá mencionar as fontes consultadas/pesquisadas.

Já no Anexo vale a pena incluir a declaração da organização assinada pelo responsável ou um formulário de pesquisa que foi usado nas atividades realizadas.

Como montar um relatório de estágio na graduação

Montar um relatório de estágio para faculdade tem algumas dicas bem legais que você irá gostar. Então vamos ver quais são?

1- Falar sobre a importância do estágio

Procure falar sobre a importância do estágio na jornada acadêmica, sempre de maneira geral e objetiva. Ressalte como essa experiência ajudou você a vivenciar a realidade da profissão, bem como os conhecimentos proporcionados por ela. Geralmente 2 (dois) a 3 (três) parágrafos para essa introdução é suficiente.

DICA: Não use citações de outros autores para falar da importância do estágio. Isso é deve ser feito por você em suas palavras, sua experiencia, sua vivencia como estagiário.

2- Busque e Defina um Problema

O problema é peça chave da análise, por isso que ele deve existir para então uma investigação ter e fazer sentido. Se você prestar bem atenção o relatório é isso, é resolver o problema encontrado.

DICA:  Não faça uma elaboração problemática demais ou abrangente. Escreve o problema, faça uma contextualização. Você pode incluir em textos as consequências. USAR FRASE DE TRANSIÇÃO antes de expor o problema, É IMPORTANTE. Veja o exemplo: “Diante do contexto apresentado”, viu como é simples?

3- Escreva os Objetivos

Ao escrever o objetivo principal ou central do trabalho, logo em seguida é bom destacar alguns objetivos específicos. Use sempre verbos no infinitivo. Exemplo: analisar, pesquisar, descrever, etc.

4- Apresentar a Empresa ou Organização

Apresentar a empresa ou a organização que você realizou o estágio, no caso, seu objeto de estudo é importante. Pode mencionar um pouco sobre o histórico, comentar o organograma e retomar o problema enfrentado por ela.

5- Faça um relatório descritivo

Simplesmente nessa parte você irá colocar os desenvolvimentos dos objetivos específicos. Sinta-se a vontade ao usar os argumentos para falar de cada item. Procure embasamento em referencias teóricas.

Quando falar de cada atividade desenvolvida, explique: o que foi feito, porque foi feito, como foi feito e qual aprendizagem resultou da experiencia. Mencionar facilidades e dificuldades é interessante, então o faça.

6- Elabore uma Conclusão

Ao fazer sua conclusão pense nessas perguntas: O que você aprendeu do estágio?  Quais foram os resultados obtidos? Perguntas como essas podem ser respondidas na hora de elaborar uma excelente conclusão do seu relatório de estágio para faculdade. REFORCE a importância da experiencia obtida, mas para o seu crescimento.

7 – Número de páginas

Você não deve se preocupar demasiado com o número de páginas. Porém é importante mostrar o aprendizado obtido na organização. Lembre-se de usar uma linguagem claro e objetiva.

Modelos Prontos de Relatório de estágio

Abaixo você poderá ver modelos de trabalhos, ou seja, modelos de relatórios para faculdade. Mas não COPIE os relatórios, os modelos são apenas uma base de como fazer o seu. Então veja os modelos e se inspire ao fazer o seu.

Assim como qualquer trabalho acadêmico, o Relatório de estágio para Faculdade deve ser bem elaborado, escrito corretamente, deve obedecer as Regras ABNT 2019, não deve conter erros de português, deve ser organizado e o mais importante: Deve ser exclusivamente ser feito por você, com suas palavras. Desejamos à você sucesso ao elaborar seu Relatório de estágio para faculdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

20 + 11 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.