Home / Notícias / Currículo / Curriculum Vitae Perfeito 2017

Curriculum Vitae Perfeito 2017

O Curriculum Vitae Perfeito deve ser sua obra de arte, seu cartão de visita impecável. Aprenda fazer seu curriculum vitae perfeito passo a passo sem errar!

O Curriculum Vitae Perfeito para 2017 ou qualquer outro ano deve ser feito com “perfeição”. O mercado de trabalho é competitivo e em muitos casos um bom curriculum vitae pode fazer a diferença na hora. Leia o artigo em detalhes com calma e paciência para você aprender como fazer seu curriculum vitae perfeito.

Curriculum Vitae Perfeito 2017 (foto ilustrativa)

Curriculum Vitae Perfeito 2017

Fazer o curriculum vitae pode ser um desafio a parte, isso devido a grande competitividade que há no mercado de trabalho. Não importa para qual empresa ou função você irá escrever em um papel.

Um simples papel em branco pode e fará com o tempo a diferença entre quem fica na vaga de emprego ou não. Não é complicado fazer seu currículo ficar perfeito na hora de fazer, porém, o que complica é o que você irá colocar nele, ou como irá acrescentar as principais informações que o empregador precisa e quer saber sobre sua vida profissional.

Comparando o Curriculum Vitae

Vamos ilustrar de forma mais simples o currículo para você entender a importância de um curriculm vitae perfeito. Imagina essa situação:

Depois que nascemos e crescemos e pegamos uma certa idade, precisamos fazer nossos documentos, pois eles comprovam nossa existência, nos permite viajar, abrir contas em bancos, casar, comprar nosso carro ou casa, nos permite ser uma “pessoa real” com direitos e deveres.

Da mesma forma é o nosso lado profissional. Quando começamos a trabalhar nós precisamos “fazer nosso documento profissional”. O currículo é um tipo de documento como se fosse nossa Carteira de Identidade, porém no lado profissional. Conseguiu entender essa pequena ilustração? Então já pegou de cara que o curriculum vitae perfeito é nossa identidade de apresentação para o empregador.

Vamos para alguns passos onde entenderemos a estrutura do currículo vitae, e como podemos fazer a diferença na hora de procurar emprego.

Partes de um currículo vitae

Podemos dividir o currículo Vitae em sete partes. Cada parte a seguir deve ser levado em consideração que todos os dados os quais você irá colocar no currículo, devem ser reais. Também há uma parte do currículo muito importante que você deve levar em conta. Com certeza, essa será a parte mais importante ao fazer o seu currículo. Leia atentamente cada parte e depois vamos fazer uma conclusão e algumas dicas para você, ok?

Estrutura do currículo

Todo o currículo Vitae deve conter a sua estrutura curricular da seguinte forma:

Nome: seu nome no currículo deve ser a primeira coisa ser adicionada. Não tem necessidade de escrever acima curriculum vitae. Porque não? O próprio documento já é auto-explicativo, e com certeza não deixará o seu currículo feio na estrutura.

Características pessoais

Assim como a importância do seu nome, as características pessoais devem ser contratadas no seu currículo. Essas características são compostas por: idade, estado civil, nacionalidade. Não coloque documentos pessoais de forma nenhuma em seu currículo.

Faça seu currículo vitae ser diferente e perfeito. (foto ilustrativa)

Dados para contato

Os dados para contato é importante que esteja completo com dados para contato fáceis, pois o empregador deverá entrar em contato com você para uma possível entrevista. Com isso ele irá ligar, passar mensagem ou mesmo enviar e-mails.

Números de telefone, celular, até mesmo WhatsApp pode ser incluído para contato. Também poderá adicionar um ou dois e-mails. Mas lembre-se: deixe em seu curriculum vitae pelo menos um telefone fixo para contato. Muitas empresas têm bloqueado ligações para celulares para cortar gastos extras.

Objetivo:

  • Especificar o seu objetivo profissional é importante está no seu currículo.
  • Qual é a área ou a vaga de emprego que você está pensando conseguir? Essa pergunta é porque muitas pessoas colocam que querem a vaga de administrativo, comercial, atendimento ao cliente, financeiro ou qualquer uma outra. A dica é: isso não vale! Você precisa ser claro e muito específico em focar na sua área de conhecimento ou a área que você está interessado no momento.
  • Colocar em seu currículo uma série de objetivos em áreas para trabalhar, irá transmitir uma ideia onde mostrará a falta de foco na carreira desejada. A falta de objetividade de um candidato, e até mesmo em alguns casos ansiedade demais, poderá causar problemas.

Por exemplo, se a empresa pede assistente financeiro, não tem para que colocar que você aceitaria qualquer cargo até de auxiliar de serviços gerais, por exemplo. Focalizar é o objetivo do seu currículo.

Formação acadêmica

A formação acadêmica deve sempre ser colocada no currículo. Se você não tem uma formação acadêmica, está em curso, ou por algum motivo parou de fazer, ou quer fazer um curso superior, é importante colocar no seu currículo essas informações.

Caso você possua nível técnico profissionalizante, nível superior, pós-graduação, é muito importante que você destaque e inclua o nome da instituição de ensino e o ano de conclusão do curso. Essas informações para o empregador são muito importantes, pois ele passará a identificar a sua formação acadêmica.

Uma dica: se você não tem curso superior, coloque os cursos profissionalizantes, cursos técnicos desde que os mesmos estejam de acordo com a vaga solicitada pela empresa. Colocar a instituição de ensino também é importante, bem como a conclusão.

Qualificações profissionais: as principais

Nessa parte do currículo é muito importante você descrever o que sabe fazer. Escrever sobre seus conhecimentos profissionais e suas experiências anteriores é de grande ajuda na hora de ser avaliado pelo empregador. Não tenha medo de colocar o que você realmente fez no emprego anterior, apenas fale a verdade.

Procure sempre colocar suas qualificações profissionais na ordem de importância com relação a vaga, como se fosse do maior para o menor.

Nessa mesma parte você deve ordenar por ordem de competência, ou seja, o que você mais conhece relacionado a sua profissão deverá vir em primeiro.

Sempre destaque o tempo de experiência nas funções anteriores que você exerceu. Colocar o tempo de experiência na empresa anterior ajuda ao empregador entender e conhecer a experiência profissional adquirida.

Dica importante: jamais seja repetitivo ao escrever suas qualificações. Infelizmente alguns tendem a repetir até 4 vezes a mesma qualificação profissional e isso acaba deixando currículos sujo e desordenado.

Histórico profissional

Essa parte do currículo é um pouco extensa, portanto preste bem atenção em alguns detalhes que será escrito aqui e tente fazer de acordo.

  • Detalhar as empresas As quais você já trabalhou;
  • Sempre colocar na ordem cronológica inversa, ou seja, da última empresa que trabalhou para a primeira;
  • Se houve alguma promoção na empresa que trabalhou, escolha sempre colocar a sua última função. Detalhar período que exerceu cada uma das funções anteriores faz bem seu currículo.
  • Detalhe algumas atividades nas empresas que trabalhou anteriormente. Quando for detalhar, tem que lembrar de alguma coisa que destacou naquela função. Seja específico é o fator primordial. Colocar alguma ideia ou algo que ajudou a sua função na empresa anterior ou até mesmo a própria empresa ao que diz no atendimento ao específico, poderá ser o ponto focal e a ideia principal. Procure ser diferente dos outros, mas nunca queira ser superior.
  • Se você trabalhou em 10 ou 15 empresas Basta apenas colocar as três últimas que trabalhou. Qualquer outra depois disso poderá ser considerada como ultrapassada e às vezes poderá até mesmo atrapalhar ou sujar o seu currículo.
Não importa se é mulher ou homem. O Currículo é seu documento profissional e deve ser bem feito. (cursoseempregos.com)

Informações extras ou adicionais

Essa parte pode ser colocado no seu currículo de uma forma que você quer falar mas não teve oportunidades anteriores. Essa é a parte que você poderá colocar alguma coisa como por exemplo: ações voluntárias, suas atividades de lazer, etc. Com certeza essas informações podem mesmo influenciar no processo seletivo.

Sempre procure colocar informações que sejam fundamentais para o empregador. Se você tem por exemplo, outros cursos que não se aplicam aquela empresa, não coloque! Isso poderá deixar o seu currículo sujo ou ainda desorganizado.

Por exemplo, a empresa contrata mecânico de automóvel, então algumas pessoas acham interessante colocar que fez curso para barman. O que acha? Se você fosse o empregador o que pensaria nessa situação?

O que precisa para fazer um curriculum Vitae Perfeito?

Como notou, fazer um Curriculum Vitae perfeito é necessário que você tome atenção em diversos fatores. Mas ainda tem uma pergunta importante: o que eu preciso para fazer o currículo perfeito?

Depois de ter lido atentamente todos os sete pontos que destacamos acima você irá precisar redigir o seu currículo, ou seja, digitar ele da forma correta, com ortografia correta, e claro seguindo alguns passos que muitos deixam escapar também. Veja o que você precisa agora.

  • Uma a duas folhas de papel A4 branco.
  • Não deixe seu currículo passar mais do que apenas duas folhas.
  • Nunca use folhas de papel colorida, com desenhos, rabiscadas ou sujas.
  • Não use letras pequenas. O tamanho que aconselhamos é entre 12 para o texto 14 quando precisar dar destaque em algo relevante e 16 para os subtítulos.
  • Nunca use letras estilo manuscritas.

Aconselhamos para você utilizar 4 fontes

Fonte Arial: é a fonte mais usada na hora de redigir currículos até mesmo porque a sua leitura é fácil e suas linhas são bem claras. Mas ela é muito utilizado e por isso passa a ser uma fonte básica.

Preencha os dados do seu currículo vitae sempre com dados reais. Evite colocar dados falsos para conseguir emprego. Lembre-se: Mentira tem perna curta. (foto ilustrativa)

Fonte Calibri: essa é uma opção perfeita para usar no seu currículo. Isso se dá pois ela tem uma boa leitura, a visibilidade da fonte é perfeita, especialmente se for enviar currículo online. Além do mais a fonte calibri é moderna, interessante e muito profissional.

Fonte Garamond: uma fonte para currículo com estilo mais antigo. Porém o que destaca na fonte garamond é que ela transmite uma certa fluidez, tem uma delicadeza simples que ao mesmo tempo monstra seriedade e elegância. Agora basta escolher qual sua fonte preferida.

Nunca coloque marca d’água, não dobre seu currículo, não deixe molhar, não o manche, uma coisa importante: no final do seu currículo assine seu nome com letra legível. Se quiser colocar a data do seu currículo pode fazer. Mas em todo caso não é necessário.

Conclusão

Agora que você leu os principais 7 pontos de como fazer um curriculum vitae perfeito, Com certeza aprendeu fazer um currículo perfeito com dicas bem simples, mas que afeta de modo geral a sua qualificação profissional ou sua identidade descrita em uma folha de papel.

Por falar em folha de papel, agora é hora de falarmos sobre o que talvez seria a dica mais importante do artigo. Você deve lembrar-se de ter tomar muito cuidado com a ortografia em seu currículo.

É muito importante apresentar tudo escrito perfeitamente. Se você não é bom em português ou na ortografia, peça ajuda de algum amigo ou familiar. Não é vergonhoso pedir ajuda. A vergonha está em levar um currículo mal feito, sujo e desorganizado e que contém mentiras.

Depois de fazer o seu currículo peça para que algum familiar ou amigo, possa ler e até mesmo corrigir alguma coisa ou quem sabe lembrar de algo que esqueceu.

Concluindo agora o nosso artigo sobre o currículo perfeito, abaixo está uma imagem com modelo de currículo para você olhar, analisar e procurar fazer o seu dessa forma. A imagem contém algumas dicas muito importantes e irá lhe ajudar bastante na hora de ter um modelo do seu currículo.

Imagem extraída e reformulada. A imagem original encontra-se na exame.com. (Fonte que deu origem à imagem explicativa: Rafael Souto, Presidente da consultoria Produtive)

Caso tenha gostado da imagem deste currículo, você poderá fazer o download clicando no botão abaixo. Nós do site cursos e empregos desejamos de todo coração que você tenha sucesso, discernimento e que essas dicas dadas no artigo sejam realmente muito úteis para você, ou para um amigo que você queira compartilhar essa matéria.

Modelo Currículo 01       Modelo Currículo 02

Curiosidade

Você deve ter percebido que ao ler o artigo você encontrou Curriculum Vitae e Currículo. Mas qual forma é a certa? AMBAS ESTÃO CERTAS! O que difere Currículo é uma versão “aportuguesada” por assim dizer da palavra Curriculum Vitae (originalmente Latim).

Apenas tenha cuidado que ao usar a palavra Curriculum (em latim) ela deve sempre ser acompanhada pela palavra Vitae. Já se for usada Currículo (aportuguesado) não se pode usar Vitae, e sempre deve ter “acento agudo” no i, currículo.

Importante!

Caso queira compartilhar com seu amigo, pegue o link dessa matéria e envie para ele, deixe ele ler tudo e entender assim como você. Desejamos muita sorte e sucesso na sua carreira profissional e ao distribuir seu Curriculum Vitae Perfeito.

Sobre Soraya Anakim

Sou Jornalista e amo escrever sobre as mais variadas notícias. Mas ajudar as pessoas a encontrar sua colocação no mercado de trabalho e ajudar outras a conseguir fazer um bom cursos profissionalizante, eu descobri o que é realmente importante para mim e para minha carreira como editora nesse incrível blog cursoseempregos.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =