Um dos principais desafios dos profissionais de recrutamento e seleção é a escolha do melhor canal para divulgar as vagas. Isso porque o primeiro passo para a definição do candidato perfeito para integrar o time da empresa começa já na fase de atração de profissionais interessados, o que reforça a importância da divulgação.

Divulgação de vagas: qual a melhor forma de fazer?
Divulgação de vagas: qual a melhor forma de fazer?

Então, se você quer saber qual a melhor forma de fazer a divulgação de vagas, esse artigo é para você!

Porém, tenha em mente que não existe uma resposta única para o melhor canal de divulgação. O ideal é que você entenda a vaga, os requisitos e o perfil dos profissionais que atuam na organização para definir os locais onde a vaga será exibida.

Vamos conhecer alguns dos canais de divulgação mais utilizados no recrutamento e seleção:

Sites de busca por emprego

Existem diversos websites cujo único objetivo é ajudar as empresas a encontrarem candidatos ideais para suas vagas e ajudar os profissionais a conseguirem um novo emprego. É o caso de sites como a Catho, 99Jobs, Trampos e diversos outros que já são referência para grande parte dos candidatos no mercado.

Clique aqui e conheça um software de recrutamento e seleção

A vantagem desses sites é que a vaga é anunciada para os candidatos que já têm alguns dos requisitos definidos no momento de publicação da vaga, o que ajuda a melhorar a qualidade do processo seletivo sem a necessidade de fazer uma triagem com candidatos que não têm o perfil necessário.

Universidades

A maioria das universidades do Brasil conta com parcerias com empresas nas áreas de formação que elas oferecem. Assim, é possível ajudar novos profissionais a começarem sua carreira no mercado de trabalho com mais facilidade.

Ao firmar a parceria, é possível divulgar a vaga para todos os alunos que cursam matérias relacionadas à sua área de atuação, incentivando os profissionais do futuro a adquirirem novas habilidades e competências.

Sindicatos

Da mesma forma que as universidades, os sindicatos trabalhistas também contam com mailings específicos de divulgação de vagas de emprego para os profissionais sindicalizados.

É possível divulgar a vaga nos jornais internos do sindicato, redes sociais da instituição e todos os canais de divulgação utilizados para se comunicar com os profissionais.

Redes sociais

O LinkedIn é uma rede social voltada para o mercado corporativo e está se tornando cada vez mais a principal fonte de divulgação de vagas de emprego. Isso porque é possível criar uma rede de conexões não apenas com os funcionários que já trabalham na sua empresa, mas também com os profissionais que têm interesse em integrar o quadro de colaboradores.

Divulgação de vagas: qual a melhor forma de fazer?
Divulgação de vagas: qual a melhor forma de fazer?

Essa rede social oferece diversas facilidades voltadas para o recrutamento e seleção, como a possibilidade de cadastro do currículo no próprio LinkedIn para enviar às empresas. Você consegue incluir uma descrição completa da vaga e até mesmo promover anúncios da posição em aberto, atingindo a maior quantidade de interessados possível.

Além do LinkedIn, também é possível divulgar a sua vaga em grupos específicos no Facebook, no Twitter e até mesmo no blog corporativo da empresa. Lembre-se de que as pessoas estão cada vez mais conectadas e, por isso, é uma boa ideia investir na internet como fonte de atração dos melhores candidatos para criar um time focado na organização!

Como você pode ver, existem diversos canais onde você pode divulgar a vaga para encontrar o candidato ideal. Para definir qual é a melhor de acordo com as suas necessidades, é importante que você conheça o perfil dos profissionais que atuam na área para saber onde investir.

Se você gostou desse artigo, aproveite para compartilhar nas redes sociais! E não esqueça de deixar um comentário no espaço abaixo com a sua sugestão de tema para as próximas semanas!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.