O vendedor externo é a única área profissional que jamais será extinta no mercado de trabalho mesmo com tanta tecnologia e inovação no mercado de trabalho, essa é de fato uma área profissional que cresce todos os dias.

Trabalhar com vendas pode ser entendida de duas formas, a venda interna e externa, e de duas maneiras, a venda online e a venda física. Esse artigo você irá aprender sobre a venda externa, aquela que você vai atrás do cliente na empresa ou na casa dele. Vamos então ao artigo pois ele está interessantíssimo.

Vendedor externo: seja um profissional de vendas em 2020
Vendedor externo: seja um profissional de vendas em 2020

Vendedor externo: seja um profissional de vendas em 2020

Para ser um bom vendedor externo e se tornar um profissional de vendas daqueles marcantes é importante conhecer algumas dicas e conceitos sobre vendas, para isso esse artigo é bem explicativo e contém detalhes que você precisa prestar atenção.

Também temos a certeza que se você colocar em prática o que está escrito nesse artigo, as chances para conseguir empregos serão elevadas em pelos menos 70% isso sem fazer cursos técnico de vendas!

Por isso preste atenção, anote, imprima esse artigo para que você possa ser o melhor vendedor externo da sua região. Lembre-se não basta ser o melhor é necessário ser marcante!

Dicas para quem deseja ser um vendedor externo

A partir de agora você irá aprender ou conhecer como pode ser um vendedor externo, e para isso basta prestar atenção nas dicas abaixo, e claro, é necessário praticar para sempre se adaptar e melhorar as técnicas que vamos ensinar aqui. Você irá aprender sobre:

  • Aparência do vendedor
  • Roupas do vendedor
  • Higiene do vendedor
  • Comportamento do vendedor
  • Materiais de trabalho do vendedor
  • Conhecendo o produto da venda
  • Como achar o cliente
  • Onde vender
  • Como fazer uma carteira de clientes
  • Como administrar uma carteira de cliente
  • Como dar Suporte ao Cliente
  • Como fidelizar seus clientes
  • Técnicas de vendas online para seus clientes
  • Como migrar sua carteira de cliente para outros produtos
  • Materiais indispensáveis para seus clientes que não pode faltar jamais.

Como percebeu, haverá 15 dicas para você aprender e marcar seu território, fidelizar seus clientes e claro manter seus clientes 100% satisfeitos em cada passo.

1- Aparência do vendedor

A aparência do vendedor é o item mais importantes para realizar a uma venda de sucesso. Para vender um produto você precisa antes se vender. Isso mesmo, quando você está bem apresentado, com boa aparência seu cliente já de cara irá pensar que o produto que está a levar para ele é BOM! Lembre-se do seguinte ditado: “A primeira impressão, é a que fica!” Então esteja sempre atento com sua aparência, por andar sempre com cabelos cortados, penteados e lavados. Se tem cabelo comprido, mantenha-o sempre amarrado, ou penteados, limpos e hidratado sempre. É muito importante você se cuidar.

2- Roupas do vendedor

As roupas para o bom vendedor externo é outro fator importante no quesito aparência. Vamos imaginar o seguinte: imagine que marcou um encontro com a pessoa dos seus sonhos. Antes de ir você coloca sua melhor roupa, bem limpa, cheirosa e bem engomada. Quando essa pessoa lhe vê chegando ela logo abre um sorriso e fica impressionado com suas roupas limpas, engomadas e claro ideal para o momento.

É exatamente assim que seu cliente deve se sentir ao ver você. Ele irá pensar que se você cuida das roupas que veste e o estilo adequado ao seu cliente, então com certeza, ganhará o cliente e as chances para uma venda bem-sucedida já aumentam consideravelmente.

NUNCA, JAMAIS apareça para seu cliente com roupas molhadas de suor, sujas, malpassadas, ou decotadas ao extremo. NUNCA use minis saias, ou roupas transparentes. NUNCA mostre seu corpo para o cliente, a final o que você está vendendo é produtos, não você mesma.

Não use sapatos apertados demais, se você é mulher, evite saltos altos demais, especialmente saltos agulhas. Os sapatos ou sandálias fazem a diferença.

Se você é mulher: use maquiagem o mais suave possível, sapados ou sandálias confortáveis, brincos, pulseiras, correntinhas use sem chamar atenção. Esses acessórios, assim como a maquiagem devem ser suaves e simples, sem extravagancia.

Se você é homem: se tiver barba, use-a sempre bem-feita, sapados confortáveis, evite calças que apertam a virilha mostrando que não deve. Relógio, anel, e pulseira você pode usar, mas seja modesto sempre.

Tatuagens: no caso das tatuagens existe também uma regra. Geralmente algumas pessoas não gostam de outras com tatuagens, nesse caso procure saber se seu futuro cliente é desse tipo de pessoa. Se ele for, não fique zangado ou chateado, apenas escondas as tatuagens, afinal o que importa é a venda nessa hora. Depois que você conquistou ele ou ela, ai é outra história.

3- Higiene do vendedor

A higiene do vendedor é importante tanto quanto suas roupas. Imagine você tranquilo em sua casa, de repente bate em sua porta um vizinho fedendo, suado, sujo e com mal hálito? Pois da mesma forma que nós não gostamos de uma pessoa assim, nossos clientes é que não gostam mesmo. E se um vendedor aparecer assim, pode ter certeza que se ele vender algo, será a primeira e última. Acho que nem precisamos estender essa parte correto?

4- Comportamento do vendedor externo

O vendedor externo deve ser de comportamento sólido, tranquilo, uma pessoa calma, atento aos detalhes de onde ele está, com quem fala e como fala. Nosso comportamento deve ser único para com nossos clientes.

Lembre-se que o comportamento diante de situações é que definem ou podem definir o que pode ser ou não. Por exemplo, imagine que você vá atender um cliente, e ao chegar lá se depara com uma pessoa altamente alterada, nervosa, insultando tudo e todos, o que você faria? Seu comportamento seria qual?

Vendedor externo: seja um profissional de vendas em 2020
Vendedor externo: seja um profissional de vendas em 2020

Outra situação, chegamos em uma empresa o qual o proprietário está com outras pessoas, talvez fornecedores ou clientes, você seria paciente em esperar? Ou simplesmente diria: “volto depois”?

Nosso bom comportamento irá nos ajudar a decidir a melhor ocasião para ofertar nosso produto. Essa mesma qualidade de ter um bom comportamento é por simplesmente saber nos sentar, andar, falar, gesticular e até mesmo ouvir. Tudo isso faz parte do bom comportamento.

5- Materiais de trabalho do vendedor

O bom vendedor externo tem o máximo de cuidado com seus materiais de venda. Esses materiais de venda são os mais diversos, por exemplo: uma pasta executiva, canetas, lápis, borracha, régua, calculadora e caderno.

Esses são os materiais básicos que todo vendedor não importa do que seja, deve ter consigo o tempo todo e esses de fato devem sempre estar bem conservados, organizados e limpos.

Já os materiais da empresa que você representa devem estar em igualmente organizados e limpos. Imagine a seguinte situação: você compraria um carro se o mesmo estivesse sujo, cheio de lama, algumas partes emendadas com arame ou fita? Claro que não!

Da mesma forma é seu material de trabalho, se o vendedor externo apresenta o material como um prospeto, folder ou mesmo amostras em péssimas condições, É CLARO QUE A VENDA NÃO IRÁ ACONTECER!

Por isso seja organizado com seu material de venda, mantenha seus cartões de visita organizados e limpos, deixe o material da sua empresa sempre organizados e limpos.

6 – Conhecendo o produto da venda

O vendedor externo precisa conhecer o material que ele está para vender. Conhecer como funciona é uma excelente maneira de responder futuras perguntas dos clientes. Também quando conhecemos a fundo o que vendemos, fica mais fácil para explanar as grandes utilidades que aquele item tem.

Eu posso falar dos pontos negativos que eu conheço do meu produto? Sim pode falar dos pontos negativos, mas é interessante conhecer a fundo os benefícios do produto para que essa parte se destaque sempre a mais, para que FIQUE MARCADO no cliente. Conhecer os produtos dos concorrentes ajuda e muito na hora de vender o seu, assim será mais fácil de vender.

7- Como achar o cliente

O vendedor externo para encontrar o seu cliente precisa seguir alguns passos interessantes e importantes. Esses Passos podem ser colocados da seguinte forma:

  • Primeiro conhecer o produto o pau irá vender
  • Segundo procurar um mapa do território o Qual irá percorrer para oferecer o seu produto
  • Terceiro dar uma volta no lugar procurando conhecer as pessoas que residem no local ou as empresas existentes
  • Quarto saber a necessidade que cada cliente tem e oferecer o produto adequado é ela
  • Quinto saber qual o valor do produto oferecido e a disponibilidade do seu cliente em comprar tal produto, acredite isso faz diferença!

Com esses cinco passos você já estará apto a achar o seu cliente, mas é importante saber que existem muito mais fácil além desse 5, mas para que o artigo não fique extremamente grande vamos citar apenas eles e daqui para frente é bom, procurar fazer um curso de vendas isso irá ajudar você.

8- Onde vender

Onde você pode vender o seu produto, está muito ligado com o passo anterior o qual é conhecer o seu território, ou seja, a cidade ou o bairro o qual irá vender o seu produto. Informações como essas são indispensáveis para que você possa ser um vendedor externo de sucesso.

9- Como fazer uma carteira de clientes

De uma forma resumida novamente para que o artigo não fique tenso demais, a sua carteira de cliente pode ser feita através do contato com as pessoas que você vem adquirindo no dia-a-dia no território que você oferece seu produto, seja empresa, residências ou outros o qual se produto se destina.

Mesmo que você não venda um produto para aquela determinada pessoa ou empresa, você pode manter e adquirir o contato dela para que futuramente possa oferecer outros tipos de serviços ou produtos de venda. Dessa forma você estará obtendo a curto, médio ou longo prazo uma excelente carteira de clientes.

10- Como administrar carteira de clientes

Administrar uma carteira de clientes é uma tarefa essencial para o bom vendedor externo, sabe por quê? O maior motivo é que o vendedor externo poderá conhecer cada necessidade especial dos clientes.

Administrar essa carteira de cliente significa conhecer a personalidade, os desejos, os sonhos e ainda as metas de cada pessoa envolvida como cliente. Por isso administrar carteira de clientes é manter o número limitado ou ilimitado de amigos os quais você poderá oferecer sempre produtos que possam interessar a eles.

11- Como dar suporte ao cliente

O vendedor externo não necessariamente fará apenas vendas, ele também deve dar suporte para cada cliente, podemos dizer que é um suporte personalizado. Mas como fazer isso?

Lembra que no início nós mencionamos que o vendedor precisa conhecer o produto oferece? Quando você conhece determinado produto e ganha afinidade com ele, irá conhecer também possíveis defeitos e/ou problemas que isso pode acarretar.

Caso o cliente passe por uma determinada situação como essa, ele poderá entrar em contato com você caso não consiga na empresa, e então a ajuda personalizada será dada. Com isso o suporte ao cliente pode ser oferecido também pelo vendedor e isso irá garantir de uma forma certeira a fidelidade entre cliente e vendedor.

12- Como fidelizar seus clientes

Sabemos que a concorrência hoje é extremamente grande e algumas até desleais. E isso se dá através de preços extremamente competitivos, produtos similares, porém com menores preços, e ainda produtos pirateados, infelizmente isso existe. Então surge a pergunta: como posso fidelizar meus clientes?

A resposta para essa pergunta é exatamente por fazer tudo já mencionado nos itens anteriores a esse! Não entendeu? Basta reler os itens 1 a 11 e com certeza entenderá!

Conhecer o produto, oferecer suporte ao seu cliente, achar o cliente certo para o produto certo, ter uma boa aparência, manter-se sempre limpo e organizado, administrar sua carteira de cliente organizadamente são os passos imprescindíveis e perfeitos para que seus clientes sejam fiéis a você.

Vendedor externo: seja um profissional de vendas em 2020
Vendedor externo: seja um profissional de vendas em 2020

13- Dicas de vendas online para seus clientes

Quando você tem uma carteira de clientes fidelizados, você poderá oferecer para eles de forma online.

A venda para seu cliente online pode ser feita através de WhatsApp, e ou outros aplicativos que a empresa pode oferecer.

Claro que a maior dica para uma venda online para seus clientes é o WhatsApp, pela praticidade, pela comunicação em voz e por fim é mais propício a fotos do produto em questão.

Alguns vendedores externos criam sites por conta própria com a autorização da empresa qual trabalha, para que os seus clientes ou sua carta de cliente possa assim, acessar e comprar online.

14- Como migrar para carteira de cliente para outros produtos

Digamos que você mudou de empresa e passou a vender outros produtos ao contrário daqueles que você tem costume, mas tem certeza que abrangerá toda sua carteira de cliente, então que fazer para migrar?

O primeiro passo é você deixar claro para o seu cliente que você está trabalha com novos produtos, de uma nova empresa e que isso pode ser de fácil acesso para ele e que estaria disposto a mostrar-lhe o produto.

15- Materiais indispensáveis para seus clientes que não pode faltar jamais

Nesse ultimo ponto é importante que o vendedor externo tenha os devidos materiais de trabalho para seus clientes. Sabe quais são esses materiais? Vamos listar eles abaixo:

  • Prospecto de vendas
  • Folders de apresentação do produto
  • Panfleto de chamada
  • Vídeo de apresentação do produto (se possível)
  • Experiencia de pessoas que compraram o produto e está satisfeito com a compra
  • Caderno para eventuais anotações
  • Caneta sempre azul ou preta de fácil acesso
  • Cartão de visita, com seu nome, celular, WhatsApp
  • Tabela de preços bem organizada e em ordem alfabética (caso haja muitos produtos)

Seguindo essas dicas não tem motivos para que uma pessoa não seja um excelente vendedor externo. Concordamos claramente que fazer cada passo desse levará algum tempo para se acostumar, mas é certo que, ao fazer corretamente o sucesso é garantido até mesmo em fazer seu curriculum vitae perfeito!

Para complementar o vendedor externo, nós recomendamos que você faça um curso de vendas online. Não esqueça, somente você poderá chegar onde quer ir.

Se esforce, coloque em pratica tudo que leu nesse artigo, pois ele será de ajuda não somente para vender, mas para construir uma carreira de sucesso sem igual, por vender não produtos, mas sonhos, necessidades e utilidades para qualquer que seja seu cliente.

Compartilhe esse artigo com seus amigos, comente suas técnicas, comente também se você colocou em pratica o que aprendeu aqui e deu certo! Desejamos sucesso para cada vendedor externo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

vinte − nove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.