10 empregos que poderão desaparecer foram recentemente publicados pela CareerCast. A lista se baseia no estudo realizado por uma agência de estatística. Para saber mais, continue lendo e descubra quais são os empregos que podem desaparecer em alguns anos.
- Publicidade -
10 empregos que poderão desaparecer
Graças aos avanços tecnológicos que o mundo vem sofrendo, existe uma lista de empregos que podem, simplesmente, desaparecer nos próximos anos. A lista divulgada foi baseada em um estudo realizado pelo BLS, o U.S. Bureau of Labor Statistics. Dentre as profissões citadas na lista, estão:
- Carteiro
- Agricultor
- Leitor de medidor
- Repórter de jornal
- Agente de viagens
- Lenhador
- Comissário de bordo
- Operador de furadeira
- Atendente de impressão
- Inspetor tributário
Mas pode ficar tranquilo se você não entende o porquê dessas profissões estarem na lista. Para entender melhor é só seguir lendo esse material e ficar por dentro dos detalhes dos empregos que poderão desaparecer.
1ª Profissão que pode desaparecer: carteiro
Essa é a profissão mais óbvia da lista, visto que o uso de e-mails é muito mais prático, seguro e rápido. Além disso as redes sociais facilitaram muito a comunicação, diminuindo consideravelmente o número de cartas enviadas. sendo assim, esse é um dos 10 empregos que poderão desaparecer.
2ª Profissão que pode desaparecer: agricultor
Embora seja uma profissão milenar, os avanços tecnológicos estão prestes a fazer com que a profissão de agricultor deixe de existir. Entretanto, de algum modo, é difícil que a profissão desapareça, considerando o pequeno agricultor e a agricultura familiar.
Sendo assim, é possível que haja uma grande diminuição na oferta de mão-de-obra na profissão, mas é difícil que ela chegue a desaparecer por completo.
3ª Profissão que pode desaparecer: leitor de medidor
As nossas contas de água e luz têm que ser medidas e é para isso que serve esse profissional. Entretanto, a tendência é que isso passe a ser feito de forma eletrônica, inutilizando a função do profissional, acabando com a necessidade de realizar uma leitura manual. É por isso que esse é um dos 10 empregos que poderão desaparecer.
4ª Profissão que pode desaparecer: repórter de jornais
O fato é que os jornais impressos estão com seus dias contados e, juntamente com eles, estão os repórteres. Dessa forma, na era da informação digital, cabe a esses profissionais se adaptarem ao maravilhoso mundo da informação virtual.
5ª Profissão que pode desaparecer: agente de viagens
Era muito comum que as pessoas procurassem uma agência de viagens quando decidiam sair de férias ou fazer um passeio. Entretanto, com o uso da internet e da grande variedade de opções oferecidas lá as agências físicas vêm perdendo cada vez mais espaço no mercado.
6ª Profissão que pode desaparecer: lenhador
Juntamente com a era da informação digital vieram os ganhos em relação ao meio ambiente. Então, com a grande variedade de mecanismos sustentáveis, a profissão de lenhador tende a desaparecer.
7ª Profissão que pode desaparecer: comissário de bordo
O comissário é aquele profissional que oferece suporte para os passageiros durante uma viagem. Entretanto, o fato é que ele pode ser substituído, tal como muitas empresas já vem fazendo através de vídeos explicativos e instrutivos. Por causa da tecnologia, esse é um dos 10 empregos que poderão desaparecer.
8ª Profissão que pode desaparecer: operador de furadeira
Os profissionais que operam máquinas, de uma forma geral, tendem a desaparecer. Isso porque novas máquinas surgem todos os dias para deixar o processo produtivo mais rápido, prático e seguro.
9ª Profissão que pode desaparecer: atendente de impressão
Como já foi dito, a tecnologia trouxe um importante aporte para as mudanças de comportamento em relação ao meio ambiente. A consequência disso é a redução dos profissionais ligados à área de impressões pois os meios digitais vão dominar, tal como pen drives e até mesmo a nuvem.
10ª Profissão que pode desaparecer: inspetor tributário
Atualmente já existem muitas ferramentas e softwares inteligentes capazes de executar essas funções. Assim, a tendência é que esses profissionais desapareçam aos poucos dos segmentos financeiros do mercado.
Pronto, agora você já conhece quais são os 10 empregos que poderão desaparecer. Fique atento ao mercado e aproveite as oportunidades. Boa sorte!
- Publicidade -