Pessoas que tenham dificuldade em escrever, colocam muita ou pouca força para passar as ideias para o papel e letras que intercalam entre maiúsculas e minúsculas, além de dificuldade de separar o som das palavras com a forma como se escreve e qual o sentido delas, possuem um transtorno de aprendizagem chamado de Disgrafia.

Conhecido pelos psicólogos, psicopedagogos e professores, a Disgrafia compromete o aprendizado de crianças no período escolar e quando não tratada e orientada desde pequeno, esta criança poderá se tornar um adulto com sérios problemas de compreensão e entendimento, além de uma escrita pobre e dificuldade psicomotora.

Entenda O Que É A Disgrafia E Os Desafios Dos Pais E Professores No Desenvolvimento Das Crianças
Entenda O Que É A Disgrafia E Os Desafios Dos Pais E Professores No Desenvolvimento Das Crianças

A Disgrafia não é uma doença, mas um transtorno psicológico e psicomotor que deve ser tratado. Os pais precisam entender bem como é o problema e quais as melhores formas, em conjunto com a escola e profissionais como psicólogos, para auxiliar a criança no processo de aprendizagem e conhecimento.

Neste artigo explicativo, entenda o que é a Disgrafia e os desafios dos pais e professores no desenvolvimento das crianças. Além disso, conheça o curso que prepara pais e profissionais educacionais a entenderem melhor como funciona o universo das pessoas com Disgrafia, como auxiliá-los e ter uma especialização a mais em seu currículo.

O Que É Disgrafia

A Disgrafia faz parte de uma relação de vários transtornos psicomotores e psicológicos que atacam diretamente a aprendizagem como a Discalculia e Dislexia. A palavra Disgrafia é originária do termo grego “Graph” que significa ato em escrever com as mãos, formar letras com as mãos. O prefixo “dis” indica a ausência de algo ou existência de um problema, enquanto o sufixo “ia” estabelece uma condição.

Nesse caso, a Disgrafia é a incapacidade ou dificuldade em escrever as letras de forma eficiente. Mais comum e perceptível entre as crianças em idade escolar, a Disgrafia acomete por volta de 4% da população brasileira e acontece devido a uma disfunção no Sistema Nervoso Central, porém essa disfunção não altera o desenvolvimento intelectual da criança, apenas é um problema na área da escrita.

Características Da Disgrafia

Entenda O Que É A Disgrafia E Os Desafios Dos Pais E Professores No Desenvolvimento Das Crianças
Entenda O Que É A Disgrafia E Os Desafios Dos Pais E Professores No Desenvolvimento Das Crianças

Por não ser uma doença e sim um transtorno, a Disgrafia não possui sintomas mas sim características que definem o problema como:

  • Dificuldade em escrever;
  • Letras que se intercalam entre maiúsculas e minúsculas;
  • Letras com formas diferentes das habituais;
  • Letras incompletas ou muito juntas;
  • Troca letras com sons parecidos;
  • Não consegue copiar com eficiência;
  • Esquece letras no meio das palavras;
  • Inverte ou confunde sílabas.

É importante que pais e professores estejam atentos a esses fatores, já que pode haver um aluno com tal dificuldade e nesse caso, a família e escola devem se unir em incentivar esse aluno a continuar buscando seu desenvolvimento escrito, desde que ambos busquem recursos e alternativas que facilitem o processo de aprendizado.

Além disso, outros recursos podem ser explorados como a área das artes plásticas como a pintura e criação de objetos artesanais e processos que utilizem as mãos e trabalhe a coordenação motora. Música, educação física e também o uso da tecnologia como tablets e computadores, também auxiliam o desenvolvimento de crianças com disgrafia.

Tratamento Psicopedagógico

Outro importante passo para o bom desenvolvimento das crianças com Disgrafia é o tratamento psicológico e psicopedagógico. Enquanto um foca apenas na psique da pessoa, o psicopedagogo visa focar no problema da Disgrafia e produzir recursos para os pais e professores usarem em casa e sala de aula, para ajudar a criança na aprendizagem.

É muito importante que os pais entendam a importância desses dois pontos de cuidado na vida acadêmica e de saúde mental dos filhos com Disgrafia, pois é muito comum por exemplo, que crianças que possuam esse transtorno tenham mais facilidade em desenvolver outros transtornos como a Discalculia que é a dificuldade em lidar com números e fazer cálculos simples e também a Dislexia, que é a dificuldade de falar, ler, entender e escrever palavras.

Cursos De Aperfeiçoamento E Especialização Em Disgrafia

Entenda O Que É A Disgrafia E Os Desafios Dos Pais E Professores No Desenvolvimento Das Crianças
Entenda O Que É A Disgrafia E Os Desafios Dos Pais E Professores No Desenvolvimento Das Crianças

Profissionais da área do ensino como professores e psicopedagogos, precisam estar em constante aprendizado, já que lidam com vários tipos de alunos e suas dificuldades. Nas crianças em fase escolar essa preocupação é ainda maior, já que elas precisam de um cuidado e atenção redobrada, principalmente diante de uma Disgrafia por exemplo.

Por isso a FBV Cursos, escola de cursos profissionalizantes gratuitos e 100% online, oferece uma gama de cursos na área educacional e em especial o curso de Disgrafia- Transtorno de Aprendizagem. O curso é destinado a profissionais da área educacional, mas também para os pais que queiram entender melhor o transtorno e auxiliar seus filhos.

O curso possui carga horária que vai de 40 até 280 horas, totalmente online e gratuito e o melhor, com certificação na conclusão, dando aos profissionais da educação especialização total e qualificação comprovada em seu currículo. Conheça a FBV Cursos e saiba mais sobre esse e outros cursos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

14 + seis =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.