Home / Enem / MEC divulga edital do Enem 2017

MEC divulga edital do Enem 2017

O MEC divulga edital do Enem 2017 com algumas mudanças para melhorar mais a qualificação e claro o desempenho dos participantes. LEIA quais mudanças vem AÍ!

No dia 10 de Abril o MEC divulgou o edital do Enem 2017 com algumas mudanças. Essas mudanças estão oficialmente publicadas no Diário Oficial da União e você poderá conferir quando desejar. Vamos citar algumas dessas mudanças agora e você poderá ficar atento quando for fazer sua inscrição para o Enem.

Cursos e Empregos MEC-divulga-edital-do-Enem-2017-2 MEC divulga edital do Enem 2017
MEC divulga edital 2017 (foto montagem cursoseempregos)

 Enem 2017  – MEC divulga edital com mudanças

Bem verdade que a cada sempre há uma mudanças no que diz respeito ao Enem. Esse ano não será diferente. As mudanças são simples mas podem pegar alguns participantes de surpresa e se você quer fazer um bom Enem 2017 não se preocupe, basta seguir a risca algumas dicas que vamos dar aqui nessa matéria.

Confira agora as novidades que vem para essa versão do Enem, novo valor da taxas, quem pode ser isento e claro a nova medida de segurança para evitar fraudes no exame do Enem 2017.

Inscrições para o Enem 2017

Segundo mostra o Edital, todas as inscrições serão realizadas no dia 08 de maio de 2017 com início  às 10:00 horas da manhã e terminará no dia 19 de maio exatamente as 23 horas e 59 minutos. Lembre-se que os horários sempre serão referente ao de Brasília. Fique atento caso seu fuso horário for diferente ao de Brasília.

As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos no caso a primeira prova será no dia 05 de novembro. A segunda prova será no dia 12 de novembro. A abertura dos portões em todas as unidades que serão aplicadas as provas será exatamente às 12 horas. O fechamento do portões será as 13:00 horas em ponto.

Taxa de inscrição do Enem 2017

O valor da taxa de inscrição do Enem 2017 teve um aumento e será de R$ 82,00. Se você está dentro das normas para isenção das taxas, não  precisa se preocupar, basta estar com os documentos necessários em mãos. Agora se você for pagar a taxa no valor citado acima, deverá pagar no Banco do Brasil através da Guia. Essa é a Guia de Recolhimento da União ou GRU Simples. Agências dos correios, bancárias eu casas lotéricas serão efetuados pagamentos até o dia 24 de maio.

O Enem 2017 deixa de certificar o Ensino Médio, que agora será certificado apenas pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, ou seja, Encceja.

Cursos e Empregos MEC-divulga-edital-do-Enem-2017-1 MEC divulga edital do Enem 2017
MEC divulga edital do Enem 2017 e nova taxa no valor de R$ 82,00 (foto ilustrativa)

Provas do Enem 2017

As provas para o Enem 2017 serão divididas das seguinte forma: A redação passará a ser aplicada no primeiro dia. Nesse caso a primeira prova será no dia 05 de novembro conforme dito acima, daí você fará também a redação. Portanto ficará da seguinte forma:

Provas dia 05 de novembro do Enem 2017

  • Redação
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias

O tempo estimado para a duração das provas do primeiro domingo será de 5h e 30min.

Provas dia 12 de novembro do Enem 2017

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemáticas e suas Tecnologias

O tempo estimado para a duração das provas do segundo domingo será de 4h e 30min.

Segurança das Provas no Enem 2017

Juntamente com as segurança que já vem sido adotado nos últimos anos, o Inep vai estrear uma nova medida de segurança para as provas nessa versão 2017 do Enem. Essa segurança são cadernos de questões personalizados com o nome e número de inscrição do Participante. Essa medida de segurança irá facilitar a identificação de “possíveis fraudadores do Enem 2017”.

Essa é uma medida muito útil contra os espertinhos que procuram de uma forma ou outra tentar ganhar vantagens em cima de outros que lutam de forma honesta passar nas provas do Enem.

Enem com Atendimento Especializado

Outra novidade para o Enem 2017 é um novo recurso de acessibilidade que no caso é experimental. Esse atendimento especializado é para os participantes surdos ou com outra deficiência auditiva. Essa novidade trata-se de um dispositivo em vídeo contendo questões traduzidas em Língua Brasileira de Sinais, (Libra).

Também uma outra novidade é o tempo adicional que não poderá mais ser solicitado na hora da prova. O tempo adicional será apenas na hora de fazer a inscrição. Deixamos claro agora que: “Esses recursos é de exclusividade para os participantes deficientes ou com outra condição especial”.

Atendimento Específico

Uma novidade dessa versão do Enem 2017 é para sabatistas. Explicação: Com as mudanças nas  datas para aplicação das provas, as pessoas que são religiosas e guardam o Sábado, foram por assim dizer contempladas. Isso se deve porque não haverá provas no Sábado, pois guardam o sábado por questões religiosas.

De um ponto te vista mais abrangente  essa nova modalidade do Enem 2017 chegou com grandes mudanças que de várias formas veio para beneficiar o participantes, seja ele deficiente, religioso ou mesmo contra aqueles que procuram fazer fraudes.

Cursos e Empregos MEC-divulga-edital-do-Enem-2017-3 MEC divulga edital do Enem 2017
MEC divulga edital do Enem 2017 (logo imagem Enem)

Critérios para isenção do Enem 2017

Primeiro para poder ser isento na taxa de inscrição do Enem, o participantes deve estar concluindo o Ensino Médio que no caso, terá sua taxa de isenção automática. Há dois outros critérios para isenção, e podem ser solicitados segundo o Decreto 6.135/2007. O cadastro de famílias de baixa renda juntamente ao CadÚnico é um desses critérios.

Conclusão sobre o Enem 2017

Agora que você viu as mudanças e facilidades, e claro, a segurança que está por vir conforme o MEC divulga edital do Enem 2017, passa a mostrar um amadurecimento no que diz respeito a um dos maiores eventos do Brasil.

Não perca seu tempo, vá estudar o quanto antes, procure fazer redações, não somente de um único tema, mas de vários. Procure algum tipo de curso online para o Enem, veja vídeos do Enem, Faça downloads de apostilas com questões antigas do Enem para estudar e ter uma boa noção de como será ou como é feito o Enem. Veja o vídeo sobre o Enem 2017 com mais destalhes!

Nós do cursoseempregos.com desejamos à vocês nossos leitores boa sorte em fazer as provas do Enem e esperamos que sua carreira profissional possa começar com sucesso e profissionalismo.

Sobre Soraya Anakim

Sou Jornalista e amo escrever sobre as mais variadas notícias. Mas ajudar as pessoas a encontrar sua colocação no mercado de trabalho e ajudar outras a conseguir fazer um bom cursos profissionalizante, eu descobri o que é realmente importante para mim e para minha carreira como editora nesse incrível blog cursoseempregos.com.

Verifique também

Cursos e Empregos enem Inscrições para Enem 2016 - Como Fazer

Inscrições para Enem 2016 – Como Fazer

Inscrições para Enem 2016 - Como Fazer foi o tema que separamos hoje para vocês,afinal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + oito =