Home / Diversos / Inscrições para Fies 2016

Inscrições para Fies 2016

Inscrições para Fies 2016, você já realizou a sua? Confira aqui todos os detalhes sobre o Fies 2016 para não deixar passar nenhum ponto importante. Leia Aqui Agora.

Inscrições para Fies 2016, você já realizou a sua? Confira aqui todos os detalhes sobre o Fies 2016 para não deixar passar nenhum ponto importante.

Inscrições para Fies 2016 (imagem ilustrativa)
Inscrições para Fies 2016 (imagem ilustrativa)

Inscrições para Fies 2016

O Fundo de Financiamento Estudantil – Fies é um programa do Ministério da Educação, que tem como objetivo financiar Universidades não gratuitas para alunos que obtiveram um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

As Universidades participantes do programa são aquelas em que os cursos conquistaram uma avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes.

Como se Inscrever no Fies 2016

Para se Inscrever no Fies 2016 é muito fácil, basta acessar o Site do Programa e realizar um cadastro, onde você terá de informar seu CPF, data de nascimento e um e-mail atualizado, pois será através dele que você receberá um link de ativação para a sua inscrição.

Com estes dados, o sistema automaticamente irá verificar se o candidato participou do Enem entre os anos de 2010 e 2015, e se atingiu a nota mínima exigida.

Caso seu cadastro seja aprovado, você terá de informar ainda o CPF, data de nascimento e renda bruta mensal de cada participante de seu grupo familiar, que tenha idade igual ou superior a 14 anos.

Após isto, para finalizar você deve selecionar o curso e o turno que desejar, na universidade de sua preferência, que esteja com vagas disponíveis para seleção do segundo semestre do Fies 2016.

Se você for pré-selecionado na chamada única, que sairá no dia 30 de Junho de 2016, deverá entrar no Site do SisFies para concluir a contratação do financiamento, entre os dias 01 de Julho de 2016 e 07 deste mesmo mês.

Inscrições para Fies 2016 (imagem ilustrativa)
Inscrições para Fies 2016 (imagem ilustrativa)

Documentos necessários para Inscrição Fies 2016

Os Documentos Necessários para Inscrição Fies 2016 são aqueles básicos, RG, CPF, comprovante de renda, comprovante de residência, número de inscrição no Enem, e só.

No ato da inscrição você vai apenas utilizar seu CPF, mas caso seja aprovado, os demais documentos serão exigidos no ato da contratação do Financiamento.

Quem pode Participar do Fies 2016

Quem pode participar do Fies 2016 são estudantes que desejam obter um financiamento mais fácil para ingressar em um curso superior neste semestre, e para isto, é necessário que os interessados atendam a todas as seguintes condições:

  • Possuir renda familiar mensal bruta, de no máximo três salários mínimos;
  • Ter participado em alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio entre 2010 e 2015;
  • Ter alcançado uma nota mínima de 450 pontos na média das provas, e não ter zerado na redação.

Datas de Inscrições para Fies 2016

As Datas de Inscrições para Fies 2016 estão apertadas, as mesmas iniciam hoje, dia 24 de Junho de 2016, e encerram as 23 horas e 59 minutos da próxima quarta-feira, dia 29 de Junho.

Novas Regras do Fies 2016

Já no início deste ano, algumas mudanças surgiram em relação ao Programa, e para lhe deixar a par das novidades, trouxemos aqui uma lista com as Novas Regras do Fies 2016:

  • A nota mínima no Enem deve ser de 450 pontos na média das provas;
  • Já a nota da redação deve ser superior a zero;
  • Aqueles que já foram beneficiados com o Fies uma vez, não poderão solicitar novamente;
  • Quem possuir um curso superior completo não poderá solicitar o financiamento;
  • Se o interessado possuir bolsa integral através do Prouni, também não poderá participar da seleção do Fies;
  • Estudantes que possuem renda familiar mensal bruta per capita acima de 2,5 salários mínimos não poderão participar do programas;
  • A partir deste ano, o Fies adotou o processo de cotas anuais.

Site do Fies 2016

No Site do Fies 2016 além de realizar a sua inscrição, você encontrará também mais informações sobre o programa, bem como o cronograma completo, as vagas disponíveis, e a partir do dia 30/06 a classificação oficial dos selecionados e a lista de espera.

Leia Também:

Fies 2016 Inscrições, Novas Regras e Dicas

MECflix Videoaulas para Ajudar Alunos no Enem

Como resolver a prova do Enem no tempo certo?

Inscrições para Fies 2016 (imagem ilustrativa)
Inscrições para Fies 2016 (imagem ilustrativa)

Se você almeja ingressar no mundo universitário mas está com o orçamento apertado, não perca esta oportunidade, o Fies 2016 é uma possibilidade única, que vem como a solução para a maioria dos estudantes brasileiros que desejam seguir uma carreira acadêmica, então fique de olho nos prazos, e boa sorte!

E para não perder nenhuma novidade sobre este e demais assuntos, nos acompanhe também através do Facebook e Instagram.

Sobre Juliana Machado

Verifique também

Calendários dos processos seletivos Sisu, Prouni, Fies e Enem

Calendários dos processos seletivos Sisu, Prouni, Fies e Enem já estão disponíveis para acesso no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =