Home / Enem / Inscrições para Enem 2016 – Como Fazer

Inscrições para Enem 2016 – Como Fazer

Inscrições para Enem 2016 - Como Fazer foi o tema que separamos hoje para vocês,afinal o Exame abre inúmeras portas, faça logo a sua Inscrição no Enem 2016. Leia Aqui Agora

Inscrições para Enem 2016 – Como Fazer foi o tema que separamos hoje para vocês, afinal este Exame abre inúmeras portas em Universidades não só brasileiras como também do exterior, assim como confere o acesso a programas de incentivo financeiro estudantil, e até disponibiliza certificados para quem não concluiu o ensino médio, então você não pode deixar esta oportunidade passar, faça logo a sua Inscrição no Enem 2016.

Inscrições para Enem 2016 (imagem ilustrativa)
Inscrições para Enem 2016 (imagem ilustrativa)

Inscrições para Enem 2016

Para o Enem 2016 Inscrições iniciaram hoje, dia 09 de maio por volta das 10 horas, e estarão abertas até às 23 horas e 59 minutos do dia 20 deste mesmo mês, isto de acordo com o Edital Enem 2016 publicado no dia 14 de Abril pelo Ministério da Educação – MEC.

E em relação ao Edital do Enem, você já deu uma olhadinha nele? Então não deixe de conferir, pois neste documento há todas as informações necessárias sobre o exame, em relação as provas, documentação, horários e por aí vai, e para você não esquecer, trouxemos ele aqui:

Edital Enem 2016

E este ano há uma novidade descrita no Edital, durante as provas o Inep fará coleta de dados biométricos com a intenção de reduzir as fraudes durante o Enem 2016.

Onde Fazer Inscrição no Enem 2016

Site para Fazer Inscrição do Enem 2016 é o do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, onde além do ícone para realizar a inscrição, você encontrará notícias sobre o exame, assim como algumas dicas e também informações básicas para o dia da prova.

Antes de realizar o seu cadastro no site, tenha em mãos os Documentos necessários para inscrever no Enem 2016 para facilitar o processo, e se você não sabe quais são os documentos para inscrever no Enem 2016 os listamos aqui:

  • CPF – sem ele você não faz a inscrição;
  • Carteira de Identidade – atualizada para combater fraudes;
  • E se você necessitar de atendimento especializado deverá enviar um documento comprobatório no qual conste o CID-Cadastro Internacional de Doenças através da Página do Participante entre os dias 1º e 8 de Junho deste ano;
  • E para quem deseja utilizar seu nome social no exame, também deverá enviar através da Página do Participante entre os dias 1 e 8 de Junho um formulário online, junto de uma cópia do documento de identificação e uma foto recente.

Como Fazer Inscrição no Enem 2016

Enem 2016 como fazer inscrição, você sabe? Este ano os participantes terão apenas 11 dias para realizar o seu cadastro para o Exame Nacional do Ensino Médio, e para auxiliar quem nunca fez esta prova trouxemos aqui o passo-a-passo para realizar seu registro no Site do Inep, venha conosco e Aprenda a Fazer Inscrição no Enem deste ano.

Em primeiro lugar acesse o site do Inep e clique no link em que está escrito “faça a sua inscrição’, então você será redirecionado a uma outra página onde você deverá clicar em “inscrição 2016” e agora sim começar o seu cadastro.

Inscrições para Enem 2016 (imagem ilustrativa)
Inscrições para Enem 2016 (imagem ilustrativa)

Para iniciar você deve fornecer o número do seu CPF e sua data de nascimento, aí ao ser redirecionado para a próxima página você deverá preenche-la com alguns dados pessoais como RG, Estado Civil, Nacionalidade, assim como dados de endereço e de contato.

Inscrições para Enem 2016 (imagem ilustrativa)
Inscrições para Enem 2016 (imagem ilustrativa)

O segundo passo é criar uma senha e uma pergunta de segurança para que você possa acompanhar sua inscrição e mais tarde também o seu resultado.

Inscrições para Enem 2016 (imagem ilustrativa)
Inscrições para Enem 2016 (imagem ilustrativa)

Agora você deve informar se necessita de algum atendimento específico para o dia da prova e em seguida deve fornecer informações para as provas, como a língua estrangeira e a cidade em que deseja realizar o exame.

Inscrições para Enem 2016 (imagem ilustrativa)
Inscrições para Enem 2016 (imagem ilustrativa)

No quinto passo você deve fornecer os dados referentes ao Ensino Médio, como se já o concluiu ou está a cursar, o ano de conclusão e por aí vai.

O sexto passo é responder a um questionário sócio-econômico que fará perguntas como o nível de escolaridade de seus pais, a profissão dos mesmos, renda mensal, quantidade de TV’s, de quartos, perguntas bem específicas.

Por fim você deve pedir para gerar a guia para o pagamento da taxa ou pedir a isenção da mesma, se você for emitir o boleto, ele sairá no valor de R$ 68,00, caso peça isenção o seu cadastro deverá passar por aprovação.

Inscrições para Enem 2016 (imagem ilustrativa)
Inscrições para Enem 2016 (imagem ilustrativa)

E pronto, inscrição feita, agora é só acessar a Página do Participante para acompanhar as novidades do Enem 2016.

Leia Também:

7 Motivos para levar o Enem a Sério

Dicas para uma boa Redação no Enem

Como resolver a prova do Enem no tempo certo?

Datas das Provas do Enem 2016

As Datas das Provas do Enem 2016 este ano foram colocadas no mês de Novembro, pois no mês de Outubro como é de costume serem realizadas, haverá as eleições municipais, então para que os estudantes possam realizar as provas tranquilamente, elas vão ser aplicadas nos dias 5 e 6 de Novembro de 2016.

No sábado (5) serão aplicadas as provas de ciência da natureza e ciências humanas, as quais terão duração de 4 horas e 30 minutos no total.

Já no domingo (6) os temas aplicados serão linguagens e códigos, matemática e suas aplicações e claro, a redação, e esta prova terá uma duração igual a 5 horas e 30 minutos.

Nos dias de prova é necessário ficar atento aos horários, os portões abrirão às 12 horas e fecharão as 13 horas, de acordo com o horário de Brasília, e após este horário a entrada será proibida,portanto cuide para não se atrasar.

As Provas do Enem terão início pontualmente as 13 horas e 30 minutos, mas você só poderá realizá-la caso esteja com um documento com foto em mãos, caso contrário sua entrada será vetada, portanto não esqueça seu documento!

Matérias para o Enem 2016

E você sabe quais são as Matérias para o Enem 2016? Pois é, o exame é composto por quatro provas objetivas com 45 questões mais uma redação, porém as provas são nomeadas da seguinte maneira, Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, e com exceção da última, nem todos sabem quais conteúdos caem em cada uma delas, por isso hoje vamos especificá-las para facilitar os seus estudos.

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Esta prova envolve conteúdos de história, geografia, filosofia e sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Esta compreende as matérias de química, física e biologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Já esta prova é a que engloba mais assuntos, língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.
Inscrições para Enem 2016 (imagem ilustrativa)
Inscrições para Enem 2016 (imagem ilustrativa)

E em relação a redação os temas variam muito, mas geralmente o tema do ano é sobre um assunto que está muito presente na mídia, guerras, violência, política, meio ambiente e por aí vai.

Outra dica em relação à Redação do Enem, é fazer uma análise de provas anteriores, há certos temas que se repetiram em alguns anos, então são possíveis Temas para o Enem 2016.

Como Estudar para Enem 2016

Você sabe como Estudar para o Enem 2016? Apesar das provas ainda estarem um pouco distantes, para garantir um bom desempenho neste exame tão importante, estudar desde já é essencial, por isso trouxemos aqui algumas dicas para Melhorar seu desempenho no Enem 2016:

  • Faça um Cronograma! Ter uma agenda ajuda a manter a rotina e a criar o hábito de estudar;
  • Crie metas diárias, isso te ajudará a motivar-se e a progredir diariamente nos estudos;
  • Estude em um local organizado, isso diminui o tempo perdido por procurar os materiais e agiliza os estudos. Tenha em cima da mesa apenas o computador, se necessário, apostilas e livros, e um caderno para anotações, evite muitos objetos decorativos ou sem uso para os estudos;
Inscrições para Enem 2016 (imagem ilustrativa)
Inscrições para Enem 2016 (imagem ilustrativa)
  • Além de um ambiente organizado é importante organizar o seu conteúdo, isso vai fazer com que você perca menos tempo ao decidir o que estudar, e uma boa dica é colocar primeiro no plano as matérias que você possui mais dificuldade;
  • Coloque no seu cronograma pelo menos uma vez por semana um horário para realizar simulados do Enem;
  • Relaxe! Estudar é necessário, mas não por muitas horas seguidas, depois de um certo tempo você não consegue mais absorver as informações, então levante, saia, assista um pouco de TV, e então retorne, 4 horas seguidas é o mais indicado;
  • Tenha sempre em mãos alguns lanchinhos e muita água, isso faz com que você não perca tempo por causa da fome ou para preparar algum lanche, e hidratação é primordial!
Inscrições para Enem 2016 (imagem ilustrativa)
Inscrições para Enem 2016 (imagem ilustrativa)
  • Tenha sempre em mãos um caderno, anotações são ótimas aliadas para fixar o conteúdo;
  • E o principal, tenha foco! Na hora do estudo esqueça o celular, as redes sociais, a televisão e tudo o que possa tirar a sua concentração, isso fará uma grande diferença na nota final.

E então, gostaram das nossas dicas? Com certeza se você conseguir seguir algumas delas o seu desempenho no Enem 2016 será muito melhor.

Outra dica indispensável é utilizar o MECflixuma plataforma online criada pelo MEC aos modos do Netflix, onde haverá disponível videoaulas sobre assuntos para o Enem, bem como entrevistas, notícias, simulados e muito mais, portanto não deixe de usar e abusar desta oportunidade única.

Inscrições para Enem 2016 (imagem ilustrativa)
Inscrições para Enem 2016 (imagem ilustrativa)

Agora que você já está por dentro de tudo sobre o Enem 2016 não perca mais tempo, faça o quanto antes a sua inscrição, afinal o prazo é curto, organize-se e foque no estudo, este exame é uma oportunidade única para quem deseja ingressar no meio acadêmico, além é claro de possuir muitas outras vantagens, então estude muito e boa sorte!

Sobre Juliana Machado

Verifique também

Simulado Enem 2016 Inscrições

Simulado Enem 2016 Inscrições e Dicas foi o que separamos para vocês hoje, portanto não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =