O Edital do Enem 2018 foi lançado e veio com novidades! As novidades são ótimas para diversos jovens e estudantes que vão fazer as provas em Novembro desse ano de 2018. Conheça as novidades e muito mais sobre o Enem e a tão esperada prova.

Enem 2018 Edital e novidades
Enem 2018 Edital e novidades para 2018

Edital do Enem 2018 vem com mudanças

As mudanças que acompanham o edital do Enem 2018 são basicamente simples, mas poderá pegar alguns de surpresa. Mas fique tranquilo, as mudanças são boas e muitos que já leram esse artigo gostaram de forma bem positiva. Confira agora quais são essas mudanças ou novidades e temos a a certeza que você irá gostar, ou talvez não! Então vamos à elas.

Novidades de 2018

As novidades para o Enem 2018 são essas listadas abaixo, veja:

  • Solicitação de isenção antes do período de inscrição;
  • Justificativa de ausência para isentos que não compareceram aos dois dias de prova do Enem 2017 e querem isenção no Enem 2018;
  • Isenção para quem atingiu nota mínima para certificação do ensino médio nas áreas para as quais se inscreveu no Encceja 2017;
  • Ampliação de 30 minutos na duração das provas do segundo dia de aplicação.
  • Possibilidade de recurso relacionado à isenção e justificativa de ausência.
  • Mais documentos aceitos na identificação.
  • Critérios de eliminação atualizados e ampliados.
  • Redação que desrespeitar os Direitos Humanos perde 200 pontos.

Gostou das novidades no Edital do Enem 2018? Sim com certeza ficou melhor ainda, isso ajudar muito especialmente quanto ao tempo das provas serem aumentados em 30 minutos.

Já teve alguns que detestaram os critérios de eliminação, pois foi ampliado. Isso ajuda quem estiver mais preparado, quem se esforçou e levou realmente a sério como melhorar o desempenho no Enem 2018.

Benefícios de fazer o Enem 2018

Os benefícios de fazer o Enem 2018  são fantásticos. Veja o que você irá conseguir se passar nas provas no mês de novembro:

Acesso à Educação Superior

  • Sisu
  • Prouni
  • Instituições Portuguesas

Financiamento Estudantil

  • Fies

Desenvolvimento Pessoal

  • Autoavaliação
  • Inserção no Mercado de Trabalho

De fato é uma possibilidade muito grande! Seja para quem for entrar no mercado de trabalho, que quer conseguir entrar na faculdade.

Provas e Redação do Enem

As provas e redação do Enem 2018 não são fáceis, mas não é uma coisa impossível. O fato é que para qualquer coisa que fazemos em nossa vida é preciso, mas preciso realmente esforço e dedicação. Assim veja como será as provas do Enem.

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; (45 questões)
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias; (45 questões)
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias; (45 questões)
  • Matemática e suas Tecnologias. (45 questões)

[ads1]

Redação

Deu medo? Não tenha! A redação é a parte mais importantes da sua prova. A redação é uma prova. Podemos dizer que um meio de você provar que consegue dar vida a determinadas situações não importando qual seja o assunto, no caso o tema. Como se estuda para redação do Enem? Para saber a resposta de dessa pergunta aconselhamos depois ler o artigo dicas para uma boa redação no Enem.

Assim em sua redação no dia das provas você irá fazer o seguinte em sua redação:

  • Texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema (política, social ou cultural);
  • 30 linhas no máximo.

Lembre-se que sua redação deve ter, introdução, corpo e conclusão.

Enem 2018 Edital e novidades
Enem 2018 Edital e novidades

Inscrições para o Enem 2018

Segundo mostra o Edital, todas a solicitação para isenção da taxa de inscrição nos dias 2 a 11 de abril de 2018, (no caso essa parte já expirou).

  • Já as inscrições foram de 7 a 18/05/2018 e o pagamento da taxa de inscrição 7 a 23/05/2018.
  • A solicitação de Atendimento pelo Nome Social 28/05 a 3/06/2018.
  • Aplicação será de 4/11/2018 e 11/11/2018.

A abertura do portões será ás 12:00 e o fechamento exatamente ás 13:00. As provas terão início  às 13:30 horas da tarde. O término das provas do dia primeiro será as 19:00h. No segundo dia o termino das provas será as 18:30. Fique atento caso seu fuso horário for diferente ao de Brasília.

[ads1]

Taxa de inscrição do Enem 2018

O valor da taxa de inscrição do Enem 2018 será de R$ 82,00. Se você está dentro das normas para isenção das taxas, não  precisa se preocupar, basta estar com os documentos necessários em mãos. Agora se você for pagar a taxa no valor citado acima, deverá pagar no Banco do Brasil através da Guia.

O Enem 2018 deixa de certificar o Ensino Médio, que agora será certificado apenas pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, ou seja, Encceja.

Segurança das Provas no Enem 2018

Juntamente com as segurança que já vem sido adotado nos últimos anos, o Inep vai usar  nova a mesma medida de segurança usada em 2017. Essa segurança são cadernos de questões personalizados com o nome e número de inscrição do Participante. Essa medida de segurança irá facilitar a identificação de “possíveis fraudadores do Enem 2018”.

Essa é uma medida muito útil contra os espertinhos que procuram de uma forma ou outra tentar ganhar vantagens em cima de outros que lutam de forma honesta passar nas provas do Enem.

Critérios para isenção do Enem 2018

Primeiro para poder ser isento na taxa de inscrição do Enem, o participantes deve estar concluindo o Ensino Médio que no caso, terá sua taxa de isenção automática. Há dois outros critérios para isenção, e podem ser solicitados segundo o Decreto 6.135/2007. O cadastro de famílias de baixa renda juntamente ao CadÚnico é um desses critérios.

Conclusão sobre o Enem 2018

Agora que você viu as mudanças e facilidades, e claro, a segurança que está por vir conforme o edital do Enem 2018, passa a mostrar um amadurecimento no que diz respeito a um dos maiores eventos do Brasil.

Não perca seu tempo, vá estudar o quanto antes, procure fazer redações, não somente de um único tema, mas de vários. Procure algum tipo de curso online para o Enem, veja vídeos do Enem, Faça downloads de apostilas com questões antigas do Enem para estudar e ter uma boa noção de como será ou como é feito o Enem. Veja o vídeo sobre o Enem 2017 com mais destalhes!

Nós do cursoseempregos.com desejamos à vocês nossos leitores boa sorte em fazer as provas do Enem e esperamos que sua carreira profissional possa começar com sucesso e profissionalismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

vinte + 12 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.