Home / Notícias / Cursos / Supletivo Grátis 2016

Supletivo Grátis 2016

Supletivo Grátis 2016, você está por dentro desta oportunidade? Se não, vem conosco que vamos falar mais sobre o assunto hoje. Leia Aqui Agora.

Supletivo Grátis 2016, você está por dentro desta oportunidade? Se não, vem conosco que vamos falar um pouco mais sobre este assunto tão importante hoje.

Supletivo Grátis 2016 (imagem ilustrativa)
Supletivo Grátis 2016 (imagem ilustrativa)

Supletivo Grátis 2016

O Supletivo foi uma forma encontrada para facilitar a conclusão da escolaridade de jovens e adultos que por algum motivo tiveram de abandonar os estudos, onde as aulas são ministradas no período noturno, para não atrapalhar a jornada de trabalho da maioria, e o calendário estudantil é um tanto distinto, onde em uma ano de estudos o supletivo engloba cerca de 2 séries, o que reduz o tempo para a conclusão do ensino.

Para participar do supletivo para completar o Ensino Fundamental o interessado deve possuir idade maior a 16 anos, já para completara o Ensino Médio a idade mínima exigida é de 18 anos, e vale ressaltar que não há idade máxima, afinal todos devem ter acesso aos estudos, independente de sua idade, afinal, nunca é tarde para aprender.

Supletivo Grátis 2016 (imagem ilustrativa)
Supletivo Grátis 2016 (imagem ilustrativa)

Se você se interessou por esta oportunidade, procure a Secretaria de Educação de sua cidade, pois ela é o órgão responsável por fazer o processo seletivo para o supletivo gratuito.

Como há uma grande procura para  o Supletivo de Ensino Médio é realizado um processo seletivo, que varia de acordo com cada cidade, mas de um modo geral são questões básicas de matemática, português, geografia e demais matérias.

As inscrições também variam, há cidades que abrem oportunidades duas vezes por ano, geralmente nos meses de Fevereiro e Agosto, porém há outras que têm inscrições disponíveis apenas no fim de cada ano.

Você pode também dirigir-se diretamente a uma Instituição Pública de Ensino de sua cidade na qual você deseja concluir os seus estudos, e ver se a mesma apresenta a opção de Supletivo, porém neste caso nem sempre o curso será gratuito.

Supletivo Através do Enem

Há também uma outra maneira de conseguir o diploma de conclusão do Ensino Médio, que é através do Enem, se você tiver idade igual ou maior a 18 anos, ter realizado o Exame este ano, e atingiu a nota mínima de 450 na área de conhecimentos e 500 pontos na redação, você consegue "substituir/pular" o supletivo e conseguir o diploma diretamente.

Supletivo à Distância

E para aqueles que não possuem muito tempo disponível mas que gostariam de completar os estudos, há a opção de Supletivo Grátis 2016 à Distância.

Esta alternativa é oferecida pela Secretária de Educação do Rio de Janeiro e aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), onde visa facilitar o acesso a um estudo de qualidade, mesmo para aqueles que possuem tempo disponível reduzido.

Para maiores informações sobre esta oportunidade, você deve acessar o Site o EJA do Rio de Janeiro, onde haverá todas as informações necessárias para fazer a sua inscrição neste curso.

Supletivo Grátis 2016 (imagem ilustrativa)
Supletivo Grátis 2016 (imagem ilustrativa)

E então, o que acharam das opções que trouxemos hoje para vocês? Ter o comprovante de conclusão do Ensino Médio é algo indispensável nos dias de hoje, frente a este mercado de trabalho competitivo, possuir tal certificado faz total diferença. Portanto não perca tempo e bons estudos!

Sobre Juliana Machado

Verifique também

Cursos técnicos gratuitos pelo Secti

Cursos técnicos gratuitos pelo Secti

Conheças os benefícios dos Cursos técnicos gratuitos pelo Secti. Saiba como se inscrever e quais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =