Home / Notícias / Enem 2016: dicas para fazer redação

Enem 2016: dicas para fazer redação

Enem 2016: dicas para fazer redação traz todo o conhecimento que você precisa para se sair bem no exame. Clique, leia as dicas e tire a nota máxima!

Enem 2016: dicas para fazer redação traz diversos detalhes para que você consiga escrever uma redação criativa e dentro dos critérios do exame. Então, se você está querendo se preparar para se sair bem na redação do Enem, continue lendo e confira os detalhes.

Cursos e Empregos Enem-2016-dicas-para-fazer-redação-2-580x392 Enem 2016: dicas para fazer redação
Enem 2016: dicas para fazer redação (imagem ilustrativa)

Enem 2016: dicas para fazer redação

Fazer uma redação criativa no Enem é imprescindível para garantir uma boa colocação no exame. Então, é sempre preciso tomar muito cuidado para não errar na redação. O que acontece é que a maioria das pessoas não sabe bem como desenvolver uma redação adequada, que atenda aos requisitos do que o exame solicita. Pensando nisso é que você poderá ver a seguir um monte de dicas muito importantes sobre como fazer uma redação rápida e bonita para se sair bem.

Leia atentamente o tema da redação:

Ler atentamente o tema é um passo afrente para que você possa fazer uma boa redação. Leia com calma e assimile o máximo possível de informações que você puder para usar na hora de escrever o texto.

Entenda o formato solicitado para a redação:

O formato de redação escolhido para as provas do ENEM é de dissertação-argumentativa. Nesse tipo de texto, o estudante recebe uma situação inicial e tem que argumentar a sua opinião, não importando se é favorável ou contra.

O texto, então, deve deixar clara a sua visão e o seu ponto de vista, defendendo-o adequadamente para não errar na redação.

Cursos e Empregos Enem-2016-dicas-para-fazer-redação-2-580x392 Enem 2016: dicas para fazer redação  Cursos e Empregos Enem-2016-dicas-para-fazer-redação-1-580x229 Enem 2016: dicas para fazer redação
Enem 2016: dicas para fazer redação (imagem ilustrativa)

Treine para fazer uma boa redação:

Não deixe para escrever uma redação somente na hora da prova. Assim como você estuda os conteúdos que vão cair na prova, você também deve fazer várias redações para ir pegando o jeito. Dessa forma você também conseguirá escrever uma redação criativa e rápida.

Para treinar, você pode clicar aqui, acessar a página do Enem e conferir quais foram os temas passados. Escreva sobre eles para treinar e poder realizar uma excelente redação.

 

Entenda o que você não pode fazer na redação:

Algumas coisas que você pode vir a fazer na sua redação podem acabar anulando-a por completo. Então para escrever uma redação criativa é preciso saber tanto o que você deve fazer, como o que você não deve.

Então, os pontos que merecem atenção para escrever uma excelente redação são: não fugir do tema, buscar fazer um texto dissertativo-argumentativo, ter propriedade para defender seu ponto de vista. Você também não pode escrever uma redação menor que 7 linhas, não lembrar de passar o rascunho para a folha definitiva ou apresentar uma redação com desenhos ou rabiscos que a anulem.

Cursos e Empregos Enem-2016-dicas-para-fazer-redação-2-580x392 Enem 2016: dicas para fazer redação  Cursos e Empregos Enem-2016-dicas-para-fazer-redação-1-580x229 Enem 2016: dicas para fazer redação  Cursos e Empregos Enem-2016-dicas-para-fazer-redação-2-580x326 Enem 2016: dicas para fazer redação
Enem 2016: dicas para fazer redação (imagem ilustrativa)

 Respeitar a estrutura básica de uma redação:

Todas as redações devem ter a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Na introdução você aborda o assunto, contextualiza, problematiza e já pode iniciar a sua linha de raciocínio. Lembre-se sempre que para desenvolver uma redação desse formato você precisa convencer quem estará lendo.

No desenvolvimento, você defende sua linha de pensamentos e apresenta as ideias que justifiquem sua maneira de pensar. Saiba que não importa o seu posicionamento, desde que seus argumentos sejam fortes para mantê-lo. Sendo assim, você deve escrever uma redação criativa, que apoie sua opinião.

Na conclusão você retoma as ideias dos dois níveis anteriores, soma os principais argumentos e encerra a tese confirmando o que você defendeu. Organizando o pensamento assim, certamente você fará uma redação rápida e bonita.

Cursos e Empregos Enem-2016-dicas-para-fazer-redação-2-580x392 Enem 2016: dicas para fazer redação  Cursos e Empregos Enem-2016-dicas-para-fazer-redação-1-580x229 Enem 2016: dicas para fazer redação  Cursos e Empregos Enem-2016-dicas-para-fazer-redação-2-580x326 Enem 2016: dicas para fazer redação  Cursos e Empregos Enem-2016-dicas-para-fazer-redação-1-580x282 Enem 2016: dicas para fazer redação
Enem 2016: dicas para fazer redação (imagem ilustrativa)

Revise e passe a limpo:

Por fim, depois de montar todas as ideias na folha de rascunho para não errar na redação você deve revisá-la passá-la a limpo na folha final. Daí então é preciso muita atenção para não cometer erros, afinal, a folha de entrega não pode conter rasuras.

Pronto! Tudo o que você tem que fazer agora é entregar a sua prova e ser feliz. Então aproveite esse material e siga essa Enem 2016: dicas para fazer redação. Boa Sorte!

Verifique também

Cursos e Empregos modelo-de-monografia-normas-ABNT-2002 Normas ABNT e Modelos para Trabalhos 2017

Normas ABNT e Modelos para Trabalhos 2017

Normas ABNT e Modelos para Trabalhos 2017, foi o que trouxemos hoje para vocês, confira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 4 =